segunda-feira, 4 de maio de 2020

ROTEIRO DAS ATIVIDADES DA SEMANA DE 04 A 08 DE MAIO


ROTEIRO DAS ATIVIDADES DA SEMANA DE 04 A 08 DE MAIO
(AS ATIVIDADES PODERÃO SER REALIZADAS EM SEU CADERNO)



GUARULHOS,04/05/2020
HOJE É SEGUNDA-FEIRA

NOME:                                                                                                           2º ANO
PORTUGUÊS: INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.

LEIA O LIVRO “COELHINHO ZEZÉ EM: CADÊ TODO MUNDO?” COM A AJUDA DE SEUS FAMILIARES E RESPONDA ÀS QUESTÕES.



























OBSERVE A CAPA.

1.  QUAL É O TÍTULO DO LIVRO?

...................................................................................................................

2. QUEM ESCREVEU A HISTÓRIA?

....................................................................................................................

3.  ESCREVA OS NOMES DOS ANIMAIS QUE APARECEM NA HISTÓRIA.

...................................., ....................................., ......................................

..................................., ........................................

 4. O COELHINHO CHAMA-SE ZEZÉ. ESCREVA OS NOMES DOS AMIGOS DE ZEZÉ.

GATO: ........................................... RATO: ............................................

CACHORRO: .................................. CORUJA: ........................................

5. LEIA


A) NÓS TAMBÉM ESTAMOS EM CASA. RECEBEMOS ORIENTAÇÕES PARA NÃO IR À ESCOLA E NEM VISITAR OS AMIGOS E FAMILIARES. POR QUÊ?

.......................................................................

.......................................................................

B) VOCÊ ESTÁ COM SAUDADE DE FAZER O QUÊ?

...........................................................................................

ASSISTIR E REALIZAR AS ATIVIDADES DADAS ATRAVÉS DO APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS E OU CANAL UNIVESP. PARA QUEM NÃO TEVE ACESSO SEGUE ATIVIDADES ABAIXO:

CIÊNCIAS NATURAIS:  PROPRIEDADES DOS MATERIAIS

AO NOSSO REDOR HÁ MUITOS OBJETOS, ELES OFERECEM POSSIBILIDADES VARIADAS DE FORMAS, TAMANHOS E USO. ISSO DEPENDENDO DO MATERIAL QUE FORAM USADOS ( MADEIRA, VIDRO, PAPEL, BORRACHA, PLÁSTICO, METAL, ETC).
OS MATERIAIS USADOS PARA FAZER OS OBJETOS SÃO TIRADOS DA NATUREZA, SÃO RECURSOS NATURAIS. ALGUNS DELES SÃO:  ÁGUA, AR, SOLO E A VEGETAÇÃO.
NÓS DEPENDEMOS DOS RECURSOS NATURAIS PARA SOBREVIVER, SEM ELES, A NOSSA EXISTÊNCIA NO PLANETA TORNA-SE DIFÍCIL. É MUITO IMPORTANTE PRESERVÁ-LOS!

1. OBSERVE ALGUNS OBJETOS DA SUA CASA. ESCREVA O NOME DE TRÊS OBJETOS.
______________________________________________________________________


2. ESSES OBJETOS SÃO FORMADOS PELOS MESMOS MATERIAIS? QUAIS SÃO ESSES MATERIAIS?
_________________________________________________________________________

4. PREENCHA A TABELA.
OBJETOS
DO QUE É FEITO
1. LÁPIS
MADEIRA
2.

3.

4.

5.


5. QUAIS AÇÕES VOCÊ E A SUA FAMÍLIA PODEM TER PARA MELHORAR O CONSUMO DESSES MATERIAIS? 

_________________________________________________________________________

MATEMÁTICA
1. OBSERVE A CARTELA DE UM JOGO CONHECIDO COMO BATALHA NAVAL.

A
B
C
D
1
05
70
01
190
2
100
25
50
73
3
10
109
30
20

A) CONTINUE ANOTANDO A POSIÇÃO DO NÚMEROS TERMINADOS EM 0.
NÚMERO
POSIÇÃO
70
1-B
190

100

30


B) QUAL É A DIFERENÇA ENTRE O NÚMERO 190 E O NÚMERO 109?
__________________________________________________________________

2. COMPLETE O QUADRO COM OS NÚMEROS TERMINADOS EM 0.
0
10

30


60




110


140


170














CIÊNCIAS NATURAIS: ESPAÇO RURAL E URBANO

AS ATIVIDADES PREDOMINANTES NO ESPAÇO RURAL SÃO: AGRICULTURA, PECUÁRIA E EXTRATIVISMO.
  • AGRICULTURA: ATIVIDADE DE PREPARAR A TERRA, PLANTAR E COLHER.
  • PECUÁRIA: ATIVIDADE QUE CORRESPONDE A CRIAÇÃO DE ANIMAIS.
  • EXTRATIVISMO: ATIVIDADE QUE CONSISTE EM EXTRAIR A MATÉRIA-PRIMA. O EXTRATIVISMO PODE SER: EXTRATIVISMO VEGETAL (MADEIRAS, RAÍZES E ERVAS), EXTRATIVISMO ANIMAL (COURO, CARNE E PELE) E EXTRATIVISMO MINERAL (CARVÃO, OURO, PETRÓLEO, ETC.).

NO ESPAÇO URBANO ESTÃO PRESENTES AS GRANDES CIDADES COM AS INDÚSTRIAS, O COMÉRCIO E SERVIÇOS.



ESCREVA OU DESENHE, NOS ESPAÇOS ABAIXO, OS PRODUTOS PRODUZIDOS NO ESPAÇO RURAL E NO ESPAÇO URBANO.
ESPAÇO RURAL (CAMPO)








ESPAÇO RURAL (CIDADE)







GUARULHOS, 05/05/2020
HOJE É TERÇA-FEIRA

NOME:                                                                                          2 ° ANO 


1. O COELHINHO DA HISTÓRIA “COELHINHO ZEZÉ EM: CADÊ TODO MUNDO?” GOSTAVA DE OBSERVAR A ESCOLA. UM DIA ELE CONTOU A QUANTIDADE DE ALUNOS NAS SALAS DA TURMA A E DA TURMA B.
VEJA NO GRÁFICO COMO ZEZÉ ORGANIZOU AS INFORMAÇÕES.


A) QUAL É O TOTAL DE ALUNOS DA TURMA A?    _______________
B) QUAL É O TOTAL DE ALUNOS DA TURMA B? _________________
C) QUANTAS MENINAS HÁ NA TURMA A? _________________
D) QUAL É O TOTAL DE MENINOS NAS DUAS TURMAS? ______________
E) QUANTOS ALUNOS O COELHINHO ZEZÉ CONTOU NO TOTAL?________________


2. ZEZÉ OBSERVOU A PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PESANDO OS ALUNOS. MUITO CURIOSO, CHAMOU SEUS AMIGOS PARA PESAR E ANOTOU NA TABELA ABAIXO.

ANIMAL
PESO
GATO
4 KG
CACHORRO
25 KG
CORUJA
2 KG
A) QUAL DOS AMIGOS DE ZEZÉ TEM MAIOR PESO? _______________
B) QUANTOS QUILOS O GATO TEM A MAIS QUE A CORUJA? ___________


ASSISTIR E REALIZAR AS ATIVIDADES DADAS ATRAVÉS DO APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS E OU CANAL UNIVESP. 👇👇👇👇👇

PORTUGUÊS

DURANTE A AULA A PROFESSORA CONTOU A HISTÓRIA DA OSTRA E DA BORBOLETA: O CORONAVÍRUS E EU. VAMOS RELEMBRAR?










1.AGORA, EM SEU CADERNO, ESCREVA UMA MENSAGEM PARA A OSTRA E PARA A BORBOLETA. ELAS NOS ENSINARAM A TRANSFORMAR SITUAÇÕES DIFÍCEIS EM ALGO BOM.

___________________________________________________________________

2.  DESENHE, EM SEU CADERNO, UM LUGAR SEGURO ONDE VOCÊ SE SINTA FELIZ E SEGURO.







LEITURA DE UMA PARLENDA 
(VOCÊ ENCONTRARÁ O TEXTO NO LIVRO EMAI & LER E ESCREVER PÁGINA 138, ATIVIDADE 5B)
1. LEIA O TEXTO.
HOJE É DOMINGO

HOJE É DOMINGO 
PEDE CACHIMBO
CACHIMBO É DE BARRO
BATE NO JARRO
O JARRO É FINO
DÁ NO SINO
O SINO É DE OURO
DÁ NO TOURO
O TOURO É VALENTE
DÁ NA GENTE
A GENTE É FRACO
CAI NO BURACO
O BURACO É FUNDO
ACABOU-SE O MUNDO.

2. LOCALIZE E CIRCULE AS PALAVRAS QUE SEU RESPONSÁVEL IRÁ DITAR. 
( OURO - BARRO - MUNDO)

3. A PARLENDA ESTÁ TODA EMBARALHADA! VAMOS COLOCAR NA ORDEM CORRETA? CONTINUE NUMERANDO OS VERSOS.

( 3 ) CACHIMBO É DE BARRO
(    ) DÁ NA GENTE
( 1 ) HOJE É DOMINGO
(    ) ACABOU-SE O MUNDO.
(    ) O JARRO É FINO
(    ) O BURACO É FUNDO
( 2 ) PEDE CACHIMBO
(    ) O TOURO É VALENTE
(    ) DÁ NO SINO
(    ) O SINO É DE OURO
(    ) BATE NO JARRO
(   ) DÁ NO TOURO
(    ) CAI NO BURACO
(    ) A GENTE É FRACO


HISTÓRIA

TEMA: TODO TEMPO TEM HISTÓRIA, TODA HISTÓRIA TEM SEU TEMPO.

VAMOS RELEMBRAR? NA AULA O PROFESSOR CONTOU PARA AS CRIANÇAS A HISTÓRIA "O MACACO E SEU RABO", SE VOCÊ NÃO CONHECE PODE ASSISTIR O VÍDEO NO LINK https://www.youtube.com/watch?v=jTuauy1ECm8

O MACACO, AO PERDER SEU RABO, PASSOU POR VÁRIOS MOMENTOS DIFÍCEIS PARA CONSEGUI-LO DE VOLTA. COM CERTEZA ELE VAI TER HISTÓRIA PARA CONTAR.

OS SERES VIVOS POSSUEM UM CICLO DE VIDA. ELES NASCEM, SE DESENVOLVEM E ENVELHECEM.
NÓS SERES HUMANOS PASSAMOS POR VÁRIAS ETAPAS EM NOSSA VIDA. OBSERVE A FIGURA:


COM O PASSAR DO TEMPO, NOSSA VIDA VAI SENDO MARCADA POR MOMENTOS IMPORTANTES, OU SEJA, FICAM REGISTRADOS FATOS HISTÓRICOS.

ATIVIDADE: OBSERVE O EXEMPLO, CONVERSE COM SEUS PAIS E DESENHE EM SEU CADERNO A LINHA DA SUA VIDA. 





GUARULHOS, 06/05/2020
HOJE É QUARTA-FEIRA

1. LEIA O TRECHO ABAIXO E REESCREVA COLOCANDO OS ESPAÇOS ADEQUADOS ENTRE AS PALAVRAS.

ZEZÉGOSTAVADEOBSERVARTUDOOQUEACONTECIANAESCOLA.

...........................................................................................................

...........................................................................................................


2. O COELHINHO ZEZÉ GOSTA MUITO DE CANTAR. ESCREVA O TRECHO QUE FALTA PARA COMPLETAR A ESTROFE DA CANTIGA.

O CRAVO BRIGOU COM A ROSA.
DEBAIXO DE UMA SACADA.
..................................................................................................................................

..................................................................................................................................



ASSISTIR E REALIZAR AS ATIVIDADES DADAS ATRAVÉS DO APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS E OU CANAL UNIVESP.   👇👇👇👇👇

ATENÇÃO: O ALUNO NÃO PRECISA REGISTRAR TODO O CONTEÚDO. SOMENTE AS ATIVIDADES SOLICITADAS NO FINAL DE CADA AULA.

PORTUGUÊS

NA AULA DE HOJE A PROFª MAÍRA RELEMBROU COM OS ALUNOS A HISTÓRIA DA CHAPEUZINHO VERMELHO, LISTOU AS PERSONAGENS E SEPAROU EM SÍLABAS.
 EXEMPLO: 

         CHAPEUZINHO 


CHA
PEU
ZI
NHO

A PALAVRA É FORMADA POR LETRAS E QUE JUNTAS FORMAM SONS.
SEPARAR A PALAVRA POR SONS É O MESMO QUE SEPARAR EM SÍLABAS.

👉BRINCANDO COM SÍLABAS.

OBSERVE O EXEMPLO:
A PROFESSORA CRIOU UMA LISTA DE FRUTAS, SEPAROU EM SÍLABAS E  ENCONTROU OUTRAS PALAVRAS.


LISTA
SÍLABAS
OUTRAS PALAVRAS
BANANA
CARAMBOLA
AMORA
GRAVIOLA
BA - NA -   NA    
CA - RAM - BO - LA  
A – MO – RA
GRA – VI – O - LA            
NABO
NAVIO
VILA
MORA

ATIVIDADE 1
👉AGORA É A SUA VEZ! REGISTRE EM SEU CADERNO. FAÇA UMA LISTA DE PALAVRAS, SEPARE EM SÍLABAS, DESCUBRA OS SONS DESSAS SÍLABAS E FORME OUTRAS PALAVRAS.


LISTA
SÍLABAS
OUTRAS PALAVRAS
          







ATIVIDADE 2


CRIANDO UMA AGENDA

USE MATERIAIS QUE VOCÊ TEM EM SUA CASA. DÊ ASAS A SUA IMAGINAÇÃO!

👉ESCREVA O NOME E A DATA DE ANIVERSÁRIO DE AMIGOS E PESSOAS DA SUA FAMÍLIA.


NOME
DATA DE ANIVERSÁRIO



MATEMÁTICA:  A DIFERENÇA ENTRE NÚMEROS CARDINAIS E ORDINAIS

OS NÚMEROS ORDINAIS ESTÃO PRESENTES NO NOSSO DIA A DIA. 
FILA DO BANCO, CORRIDA, DIAS DA SEMANA, ETC. SÃO UTILIZADOS PARA REPRESENTAR ORDEM OU POSIÇÃO.

OS NÚMEROS CARDINAIS SÃO UTILIZADOS PARA REPRESENTAR QUANTIDADES EXATAS.

Maçãs · coleção · sorrir · frutas · desenho - ilustração de vetor ...4 MAÇÃS


NÚMEROS ORDINAIS


NÚMEROS CARDINAIS
PRIMEIRO

1
UM
SEGUNDO

2
DOIS
TERCEIRO

3
TRÊS
QUARTO

4
QUATRO
QUINTO

5
CINCO
SEXTO

6
SEIS
SÉTIMO

7
SETE

👉AGORA DESENHE EM SEU CADERNO UM TRENZINHO E INDIQUE A POSIÇÃO DE CADA VAGÃO.


Colorindo com a Dry: Agosto 2010
                                               ↓      
                                                               1º

  • QUANTOS VAGÕES VOCÊ DESENHOU?

CIÊNCIAS HUMANAS

REPRESENTANDO TRAJETOS ESCOLARES

CONFORME A AULA DO PROFESSOR RODRIGO, VAMOS DESENHAR NO CADERNO UM MAPA DO CAMINHO DE SUA RESIDÊNCIA ATÉ A SUA ESCOLA.















GUARULHOS, 07/05/2020
HOJE É QUINTA-FEIRA

SEQUÊNCIA DE NÚMEROS

1. NA HORA DO RECREIO OS ALUNOS FORMARAM UMA GRANDE RODA E FIZERAM A CONTAGEM. REGISTRE ABAIXO OS NÚMEROS QUE OS ALUNOS CONTARAM.
10





























































2. DURANTE A CONTAGEM, UMA CRIANÇA SUGERIU QUE OS ALUNOS FORMASSEM GRUPOS DE 2 EM 2.
REGISTRE OS NÚMEROS QUE ELES CONTARAM.

2
4
6




























3. O COELHINHO ZEZÉ GOSTOU DA IDEIA DAS CRIANÇAS E RESOLVEU CONTAR ALGUNS INSETOS. OBSERVE O QUADRO.

A) QUANTOS INSETOS ZEZÉ CONTOU? ________

B) SE CHEGASSEM 8 INSETOS, QUANTOS FICARIAM? _________

C) SE TIRÁSSEMOS AS BARATINHAS DESSE QUADRO, QUANTOS INSETOS FICARIAM? _______

D) O QUE HÁ MAIS? BORBOLETAS, BARATINHAS OU JOANINHAS? ___________________________
  

4.  FAÇA UMA LISTA DOS NOMES DOS INSETOS CONTANDO QUANTOS TÊM?

INSETOS
NÚMEROS








ASSISTIR E REALIZAR AS ATIVIDADES DADAS ATRAVÉS DO APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS E OU CANAL UNIVESP.👇👇👇


PORTUGUÊS

VAMOS RELEMBRAR O ALFABETO? 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

😉AS PALAVRAS SÃO ESCRITAS COM AS LETRAS DO ALFABETO. UMA LETRA PODE SE REPETIR  NA MESMA PALAVRA E EM OUTRAS PALAVRAS TAMBÉM.

1. ESCREVA EM SEU CADERNO.

A) NOME COMPLETO.

_________________________________________________________________

B) QUANTAS LETRAS SE REPETIRAM? __________________

C) QUAIS SÃO ESSAS LETRAS? ________________________


2. CIRCULE AS LETRAS QUE SE REPETEM EM CADA PALAVRA.


APONTADOR
BIBLIOTECA
MAMÃE
PROFESSORA

  • QUAL É A  LETRA QUE SE REPETE EM TODAS AS PALAVRAS?  _____


CIÊNCIAS

OBSERVE O MAPA DO BRASIL E SEUS ESTADOS.


1. RESPONDA EM SEU CADERNO.

A) QUAL É O NOME DO ESTADO QUE ESTÁ GRIFADO COM UM TRAÇO? 

________________________

B) OBSERVE ONDE ESTÁ O ESTADO DE SÃO PAULO E ESCREVA OS NOMES DOS ESTADOS VIZINHOS.

_________________________________________________________


O BRASIL É DIVIDIDO EM REGIÕES.


Regiões do Brasil – Estados e Capitais do Brasil



1
CENTRO OESTE
2
NORDESTE
3
NORTE
4
SUDESTE              
5
SUL













C) NÓS MORAMOS NO ESTADO DE SÃO PAULO QUE ESTÁ LOCALIZADO NA REGIÃO SUDESTE. ESCREVA OS NOMES DOS OUTROS ESTADOS QUE FAZEM PARTE DA REGIÃO SUDESTE.
_____________________________________________

D) DESENHE A REGIÃO SUDESTE USANDO FORMAS GEOMÉTRICAS. DEPOIS ESCREVA OS NOMES DOS ESTADOS.






GUARULHOS, 08/05/2020
HOJE É SEXTA-FEIRA

LEITURA E INTERPRETAÇÃO

1.DELÍCIA! ARROZ DOCE! LEIA O TEXTO E AJUDE O COELHINHO ZEZÉ A RESPONDER À QUESTÃO MARCANDO A ALTERNATIVA CORRETA COM UM (X).

ARROZ DOCE

INGREDIENTES:
·         1 E 1/2 LITRO DE LEITE                                                             
·         2 XÍCARAS DE ARROZ BRANCO (JÁ LAVADO)
·         3 XÍCARAS DE AÇÚCAR
·         CANELA EM PAU A GOSTO
·         1 LATA DE LEITE CONDENSADO

MODO DE PREPARO
·         COZINHE O ARROZ NO LEITE, JUNTAMENTE COM A CANELA (UTILIZE UMA PANELA GRANDE PARA QUE O LEITE FERVA E NÃO DERRAME).
·         COZINHE POR 20 MINUTOS MEXENDO DE TEMPOS EM TEMPOS.
·         ACRESCENTE O AÇÚCAR E COZINHE POR MAIS 20 MINUTOS.
·         ACRESCENTE O LEITE CONDENSADO E MEXA POR MAIS 20 MINUTOS.
·         COLOQUE EM UMA LINDA TRAVESSA.


DEVEMOS ACRESCENTAR O LEITE CONDENSADO DEPOIS DE:

A) COLOCAR EM UMA LINDA TRAVESSA

B) ACRESCENTAR O AÇÚCAR E COZINHAR POR MAIS 20 MINUTOS

C) ACRESCENTAR A CANELA


ASSISTIR E REALIZAR AS ATIVIDADES DADAS ATRAVÉS DO APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS E OU CANAL UNIVESP.👇👇👇

ATENÇÃO! O ALUNO NÃO PRECISA COPIAR OS TEXTOS, DEVE REALIZAR SOMENTE AS ATIVIDADES SOLICITADAS DURANTE A AULA.

MATEMÁTICA


CAMINHOS, TRAJETOS E PERCURSOS.


1. REALIZAR A ATIVIDADE NO LIVRO EMAI & LER E ESCREVER, PÁGINA 50.




TABELAS

HOJE, DURANTE A AULA, APRENDEMOS TAMBÉM SOBRE TABELAS SIMPLES E TABELAS DE DUPLAS ENTRADAS.



OBSERVE AS INFORMAÇÕES QUE TEMOS SOBRE FORMAS.



AGORA É A SUA VEZ! FAÇA EM SEU CADERNO. 
COMPLETE A TABELA COM OS DADOS ABAIXO.



PEÇAS
AZUL
VERMELHO
BONÉS
7

CAMISETAS

6
VESTIDO
6




PORTUGUÊS

GÊNEROS TEXTUAIS

EXISTEM DIVERSOS TIPOS DE TEXTOS E CADA UM TEM SUAS CARACTERÍSTICAS E  FINALIDADES.

FÁBULA: SÃO HISTÓRIAS EM QUE ANIMAIS E OU OBJETOS APRESENTAM COMPORTAMENTOS HUMANOS E NOS TRAZEM UM ENSINAMENTO.








ADIVINHA: SÃO DESAFIOS, ENIGMAS EM FORMAS DE PERGUNTAS QUE EXIGEM UMA RESPOSTA. AS ADIVINHAS COMEÇAM COM: O QUE É, O QUE É?




TIRINHA: AS TIRINHAS SÃO COMO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, PORÉM, MAIS CURTAS. GERALMENTE ESSA SEQUÊNCIA DE QUADRINHOS FAZ CRÍTICAS SOCIAIS. ELAS PODEM ESTAR PRESENTES EM REVISTAS,  JORNAIS, SITES, MÍDIAS SOCIAIS, ENTRE                                                      OUTROS.

AGORA COPIE AS QUESTÕES E RESPONDA EM SEU CADERNO

MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA COM UM (X).

DESAFIO 1:
O QUE É, O QUE É? FEITO PARA ANDAR E NÃO ANDA.
(A) LENDA
(B) CONTO
(C) ADIVINHA
(D) FÁBULA

DESAFIO 2:
QUAL É O TIPO DE TEXTO EM QUE A HISTÓRIA TEM UM ENSINAMENTO.
(A) TIRINHA
(B) FÁBULA
(C) ADIVINHA

BOM FINAL DE SEMANA!
SAUDADES!










.

Nenhum comentário:

Postar um comentário