sábado, 30 de maio de 2020

QUESTIONÁRIO AVALIATIVO LÍNGUA PORTUGUESA



ATENÇÃO ESTE QUESTIONÁRIO PODERÁ SER PREENCHIDO E ENVIADO  DIRETAMENTE  NO LINK ABAIXO.
NÃO HÁ A NECESSIDADE DE IMPRIMIR.

2 º ano A Professora Emilene

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA ROSA BROTA
AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 2 º ANO – 1 º BIMESTRE



1. ESCREVA SEU NOME COMPLETO.
Oriente a criança a escrever o seu próprio nome da melhor forma que puder.
_______________________________________





2. NO CONTO “CHAPEUZINHO VERMELHO”, O LOBO SE PASSA PELA VOVÓ PARA DEVORAR A MENINA E SUA AVÓ. ESCREVA UM BILHETE AVISANDO O CAÇADOR SOBRE O QUE ESTÁ ACONTECENDO, POIS ELE ESTÁ PRÓXIMO À CASA DA VOVÓ.
Oriente a criança a escrever da melhor forma que puder.

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________


3. O AUTOR DO TEXTO É VINICIUS DE MORAES, FAMOSO POETA BRASILEIRO. LEIA O POEMA JUNTO COM SEU RESPONSÁVEL, LOCALIZE E ESCREVA AS PALAVRAS QUE SERÃO DITADAS.

Recite o poema com a criança várias vezes. Leia cada linha de forma contínua. Com o dedo ou um lápis aponte somente o início de cada linha, sem apontar palavra por palavra. Peça para a criança encontrar as palavras: TEMPO, LOGO, ATRASA, CANSADO, BEM, QUE. A criança deverá localizar as palavras no texto e copiar abaixo, mesmo que seja a palavra errada.

 ______________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________



4. LEIA O TEXTO PARA RESPONDER A QUESTÃO.
Peça a criança para ler sozinha o texto informativo e responder a pergunta. Se for necessário, a criança poderá ler o texto novamente.


A JUBA DO REI
SEGUNDO MAIOR FELINO DO MUNDO, PERDENDO APENAS PARA O TIGRE, O LEÃO É UM ANIMAL DE DESTAQUE: AO MESMO TEMPO EM QUE É TEMIDO PELA SUA FEROCIDADE, É TAMBÉM ADMIRADO POR SUA BELEZA. 
SEGUNDO O BIÓLOGO KAUÊ SOUZA DE MORAIS, DO ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO, A JUBA DO LEÃO SERVE PARA AJUDÁ-LO A ARRUMAR UMA NAMORADA E DE PROTEÇÃO PARA O PESCOÇO, NAS LUTAS COM OUTROS LEÕES.  
E SERÁ QUE É A JUBA QUE FAZ DO LEÃO O REI DA SELVA? O BIÓLOGO EXPLICA QUE ESSA HISTÓRIA DE REALEZA ESTÁ RELACIONADA À CADEIA ALIMENTAR, POIS NENHUM OUTRO ANIMAL SE ALIMENTA DO LEÃO. 
FONTE: ADAPTADO DE HTTP://CHC.ORG.BR/A-JUBA-DO-REI/. ACESSO EM:  07 DE DEZ. 2018
 PARA QUE SERVE A JUBA DO LEÃO?

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

 LEIA O TEXTO A SEGUIR.
Peça a criança para ler sozinha o texto informativo e responder a pergunta. Se for necessário, a criança poderá ler o texto novamente.

BATATA QUENTE
MATERIAL NECESSÁRIO:
UM OBJETO PARA SER A BATATA QUENTE (NORMALMENTE UMA BOLINHA).

MODO DE BRINCAR:
AS CRIANÇAS SENTAM-SE EM RODA E UMA DAS CRIANÇAS FICA DE FORA E DE COSTAS PARA A TURMA. 
COMEÇA A BRINCADEIRA QUANDO O OBJETO ESCOLHIDO PARA SER A BATATA QUENTE VAI PASSANDO DE MÃO EM MÃO NA RODA, ENQUANTO A PESSOA QUE ESTÁ DE FORA VAI CANTANDO: “BATATA QUENTE, QUENTE, QUENTE, ..., QUEIMOU!”. 
A CRIANÇA QUE ESTIVER COM A BOLINHA NO MOMENTO DO “QUEIMOU” SAI DA BRINCADEIRA. E ASSIM, SEGUE A BRINCADEIRA ATÉ SOBRAR APENAS UMA CRIANÇA QUE SERÁ A VENCEDORA DA BRINCADEIRA.


5. PARA QUE FOI ESCRITO O TEXTO "BATATA QUENTE”? MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA.
(    ) APRENDER A FAZER UM BOLO
(    ) APRENDER UMA BRINCADEIRA
(    ) FAZER UM CONVITE


6. ESCREVA UMA LISTA DE PALAVRAS RELACIONADAS AO CORONA VÍRUS.
Dite uma palavra de cada vez, dando tempo para o aluno escrever, na seguinte ordem: PANDEMIA - COMBATE - CURA - FÉ.  Oriente a criança a escrever da melhor forma que puder.

­­­­­­­­­­­­­­­__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário