terça-feira, 26 de maio de 2020

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO - MATEMÁTICA


ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA ROSA BROTA
ORIENTAÇÕES PARA OS PAIS APLICAÇÃO DA AAP – MATEMÁTICA 2ºs ANOS

Estimular seu filho (a) para que responda com cuidado e atenção a todas as questões.
Explique a comanda das questões, sem que isso signifique resolver pela criança as questões propostas. Dar orientações necessárias e pontuais no que diz respeito à compreensão dos enunciados. Certifique-se que ela respondeu a todas as questões da prova.





QUESTÃO 1 Registrar números naturais pela compreensão de características do sistema de numeração decimal. Instruções:
§ Leia, pausadamente, o enunciado, sem entonações.
§Dite os números um de cada vez, orientando para escrever cada número em um quadrinho.
§Os números a serem ditados são: 8, 16, 31, 55, 78, 100, 249 e 2020. Observações:
§ Não orientar, explicar ou dar dicas, em hipótese alguma, de como se escrevem os números.
§ Deixar que a criança escreva cada número sozinha.
§ Ditar novamente o número se for necessário.
§Passar para a escrita do próximo número.

 QUESTÃO 2 Comparar quantidade de elementos de dois conjuntos por estimativa e/ou correspondência, para indicar” tem mais” ou “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.
Instruções:
§ Leia, pausadamente, o enunciado completo, sem entonações e sem enfatizar nenhuma palavra.
§ Oriente a criança para que resolva “do seu jeito” a situação apresentada, e que, depois, escreva sua resposta no local indicado.


QUESTÃO 3 Resolver situação-problema do campo aditivo em situações relacionadas aos seus diversos significados (envolvendo números de até três ordens). 
 Instruções:
 § Leia, pausadamente, o enunciado completo, sem entonações e sem enfatizar nenhuma palavra.
§ Oriente-a para que resolva “do seu jeito”, a situação apresentada, e que, depois, escreva sua resposta no local indicado.
§ Informe que, para encontrar a resposta, ela pode fazer desenhos, esquemas, contas ou calcular mentalmente. §Pedir à criança que não apague os seus registros.



QUESTÃO 4 Registrar o resultado da contagem ou estimativa da quantidade de objetos em coleções.
 Instruções:
 § Leia, pausadamente, o enunciado completo, sem entonações e sem enfatizar nenhuma palavra.


 QUESTÃO 5 Reconhecer sequência de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer utilizando uma regularidade estabelecida.
 Instruções:
§ Leia pausadamente o enunciado.
§ Oriente a criança para que escreva os números seguintes dentro de cada quadrinho que estão vazios.
§Para isso, ela pode fazer desenhos, contas ou calcular mentalmente.


 QUESTÃO 6 Comparar informações por meio de gráficos de colunas simples ou barras.
 Instruções:
 §Ler pausadamente o enunciado que antecede a atividade.
 §Orientar a criança para escrever as respostas nos locais.


 QUESTÃO 7 Comparar informações em tabelas de dupla entrada.
Instruções:
§ Leia pausadamente o trecho do enunciado anterior à tabela.
§ Em seguida, proceda à leitura dos locais, um a um.
§ Dê apenas essa informação, deixando a leitura dos números e a interpretação da tabela para a criança fazer sozinha.
§Depois disso, leia a pergunta e solicite que ela escreva a resposta no local indicado.

 QUESTÃO 8 Identificar a movimentação de pessoas e objetos no espaço, com base em diferentes pontos de referência.
Instruções:
§ Ler pausadamente o enunciado que antecede a atividade.
§ Orientar a criança para escrever a resposta no local indicado.
§Caso não entenda o conceito de diagonal, pode orientar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário